Chega ao Brasil o primeiro trator 100% a biometano. T6 METAHNE POWER. Movido pela natureza, alto desempenho e eficiência com mais sustentabilidade
Logo New Holland Agirculture

A INOVAÇÃO FAZ PARTE
DO DNA NEW HOLLAND

Nós sempre buscamos inovar, e por isso somos líder global em energia limpa. Investimos constantemente em novas tecnologias e estamos em todos os momentos ao seu lado.

Pensamos em você, nosso parceiro produtor, e também em sua propriedade para que possam extrair maior produtividade, rentabilidade e ao mesmo tempo praticar uma agricultura sustentável.

E por isso, a New Holland inaugura um novo segmento no Brasil e no mundo e lança:
o 1º trator movido 100% a biometano.

SUSTENTABILIDADE
UNIDA AO DESEMPENHO

Em 2022, o Novo T6 Methane Power chega aos campos de todo o Brasil.

Eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, o T6 Methane Power mantém a excelente performance e robustez já reconhecida nos tratores New Holland.

O trator utiliza o metano como combustível, (biogás que pode ser produzido dentro da sua propriedade) a partir de resíduos orgânicos e dejetos de animais.

A utilização do biometano preserva a mesma eficiência em campo comparado a motor similar à diesel e ainda possibilita a redução em até 80% nas emissões de gás.

Conheça o
T6 Methane Power New Holland

AFINAL, O QUE É BIOMETANO?

Biometano é um biocombustível obtido a partir da purificação do biogás que é gerado por meio da decomposição de material orgânico em geral e também de dejetos originados nas atividades agrícolas (suinocultura, cana-de-açúcar, gado de corte e gado de leite etc).

Depois de serem processados em um biodigestor, resultam na liberação dos gases metano e dióxido de carbono (CO2).

Portanto, ao ser produzido, o biometano remove o CO2 (gás causador do efeito estufa) e, por isso, é considerado um combustível altamente sustentável.

conheça o
PROCESSO DE METANIZAÇÃO

É um método inovador para a produção de biogás a partir de matéria orgânica. Confira todas as etapas logo abaixo:

Icone  99% menos materiais particulados.

POR QUE ESCOLHER O
T6 METHANE POWER?

Icone  99% menos materiais particulados.
99% menos materiais particulados.

Um dos principais causadores da poluição

Icone Praticamente zero emissões de CO2
Praticamente zero

emissões de CO2

Icone diminuição das emissões globais em até 80% a um motor a diesel padrão.

Diminuição das emissões globais em até 80% considerando todo o ecossistema

Diminuição das emissões globais.
Excelente performance e mesma eficiência

de um motor diesel padrão

Icone Praticamente zero emissões de CO2
Redução significativa
no custo final

de produção de gás comparado ao diesel

Icone iminuição das emissões globais em até 80% a um motor a diesel padrão.
Ciclo Autossuficiente:

a produção do biogás pode ser realizada dentro do ciclo agrícola da propriedade

T6 METHANE POWER

ALTO DESEMPENHO E EFICIÊNCIA
COM MAIS SUSTENTABILIDADE

Icone Produtividade e potência
Produtividade e potência

Movido a metano com a mesma eficiência comparado a motor similar a diesel.

Icone Produtividade e potência
Versatilidade

Aplicável em diversas operações do campo.

Icone Produtividade e potência
Sustentabilidade e Economia

Baixo custo na operação e na manutenção.

Icone Produtividade e potência
Tecnologia e Telemetria

Controle de dados em tempo real.

O quanto você é
capaz de economizar?

Ajuste os parâmetros abaixo e faça uma simulação de acordo com a sua realidade.

Botão acesse a calculadora

OS TRATORES NEW HOLLAND JÁ SÃO
RECONHECIDOS POR SUA ROBUSTEZ E ECONOMIA.
INCLUA CONECTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE À ESSA LISTA.

Os tratores New Holland são robustos, inovadores, tecnológicos e fáceis de operar. São totalmente conectados ao seu campo para que você possa fazer a gestão e tomar as melhores decisões dentro e fora da propriedade.

O T6 Methane Power vem equipado com a mais moderna tecnologias de telemetria e agricultura digital da New Holland:

Imagem Piloto Automático IntelliSteer™

Piloto Automático IntelliSteer™

É um sistema de direção automática totalmente integrado, projetado e desenvolvido pela New Holland. Disponível de fábrica ou como um pacote de melhorias para maximizar a produtividade e a eficiência por meio de aplicações de precisão.

Imagem ilustrativa quebra de linhas

Sistema PLM ISOBUS®

É um sistema que traz informações diretamente para o monitor controlar todas as aplicações, alternar entre tarefas mais rápido e melhorar a visibilidade geral. Também é possível executar funções-chave, orientação automática e controle de frotas.

Imagem Piloto Automático IntelliSteer™
Imagem ilustrativa quebra de linhas
Imagem Piloto Automático IntelliSteer™

My PLM Connect

O T6 Methane Power está conectado ao portal oficial de telemetria da New Holland para Gestão da Fazenda, o que possibilita ao agricultor monitorar sua frota e fazer a análise dos dados agronômicos independente do tamanho e do tipo de propriedade.

Imagem ilustrativa quebra de linhas

Sistema PLM IntelliTurn®

É uma função de giro automático simples e fácil de usar que permite aumentar a produtividade ao traçar e executar o trajeto de giro mais eficiente para reduzir o tempo de inatividade e poder voltar a entrar no terreno de trabalho no trajeto selecionado.

Imagem Piloto Automático IntelliSteer™
Imagem ilustrativa quebra de linhas
Imagem Piloto Automático IntelliSteer™

Central de Inteligência PLM

É uma central de monitoramento e análise de dados que oferece todo suporte para os clientes através de relatórios e acompanhamento em tempo real das máquinas, como identificar possíveis falhas e fazer o diagnóstico em operação.

Quer mais informações?
Fale agora mesmo com o nosso time de especialistas.

dúvidas
frequentes

Qual a história por trás do desenvolvimento do T6 Methane Power?

A New Holland Agriculture é uma marca que investe pesado em novas tecnologias, inovação e com um olho na sustentabilidade. Somos líderes mundiais na busca por soluções em energia limpa.

Desenvolvemos, por exemplo, tratores movidos primeiramente a biodiesel, e também a hidrogênio e depois biometano, este último entrou em produção global em 2021, e agora chega ao Brasil, via importação, a partir deste ano. Recentemente, o T6 Methane Power foi eleito Trator Sustentável do Ano 2022 durante a EIMA Internacional, feira mundial que expõe novidades em máquinas agrícolas, que ocorreu no mês de outubro em Bolonha, na Itália.

Na verdade, esse projeto começou em 2013, na Itália. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e, desde então, foram realizadas avaliações práticas no campo em propriedades que utilizam a tecnologia do biodigestor.

Além disso, também foi testado em usinas de açúcar e álcool, que possuem um potencial gigantesco devido à produção de vinhaça (subproduto da indústria), que pode ser também levada a um biodigestor e produzir biogás. A partir daí o combustível biometano vai para a frota de máquinas.

Os resultados foram muitos semelhantes aos observados ao redor do mundo. O trator tem o mesmo desempenho, mas com um consumo menor e com uma emissão reduzida de CO2.

Quais foram as etapas para o desenvolvimento desse tipo de equipamento?

Nós apresentamos o T6 Methane Power pela primeira vez ao público na feira Agritechnica, em Hanover, na Alemanha, em novembro de 2019, e continuamos a realizar testes de campo, inclusive no Brasil. O desenvolvimento do trator movido a biometano faz parte da estratégia global da New Holland Agriculture denominada Clean Energy Leader, lançada há 16 anos e que tem como um dos seus pilares desenvolver produtos com emissão zero.

Quais as vantagens desse trator em relação aos tratores convencionais?

Esse tipo de trator dá ao produtor rural a possibilidade de utilizar o biogás gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, aproveitando o chamado ciclo virtuoso da fazenda, que se torna cada vez mais autossuficiente do ponto de vista energético e ambientalmente correto.

E como um extra ainda tem a redução dos seus custos operacionais e tranquilidade no gerenciamento das suas atividades, pois se torna autossuficiente em produção e uso de combustível, ficando livre de todas as incertezas do mercado de combustíveis fósseis.

Por ter um motor 100% movido a gás biometano, ele também é menos ruidoso que um trator comum, o que dá mais tranquilidade ao operador.

Como funciona exatamente o T6 Methane Power?

O trator biometano, inclusive o que foi testado no Brasil, ainda como protótipo, é um modelo T6, que utiliza o metano gerado através da biomassa renovável produzida na usina de biogás disponível na fazenda.

Ele possui todas as características de um trator padrão e está equipado com um motor de seis cilindros produzido pela FPT Industrial, que gera uma potência máxima de 180 cv e torque de 740 Nm. O biometano é armazenado em tanques no trator e a autonomia é de pelo menos meio dia de trabalho durante a operação normal.

Quais são as vantagens ambientais que ele oferece?

A tecnologia de propulsão por biometano oferece inúmeras vantagens ambientais, incluindo a redução de até 80% das emissões em comparação com um motor diesel padrão. Ao usar o T6 Methane Power, o impacto de carbono da máquina é virtualmente zero, e uma redução de custos entre 25% e 40% pode ser alcançada quando comparada com os combustíveis convencionais.

Como funciona a geração do combustível (gás) que vai alimentar o trator?

A fazenda ou usina precisa ter um biodigestor, que por sua vez é alimentado com a biomassa proveniente de resíduos animais, alimentares ou de culturas, como a cana-de-açúcar. O biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para acionar os veículos e as máquinas da fazenda.

O metano também pode ser usado para alimentar um gerador para produzir eletricidade, que pode ser usada na fazenda, além de ser uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades locais. Os subprodutos da biodigestão podem ser usados como fertilizantes naturais nos campos da fazenda.

Qual o interesse da New Holland em investir nesse tipo de tecnologia?

A New Holland busca sempre avançar nas soluções de energia limpa. Foi a primeira fabricante a oferecer 100% de compatibilidade com biodiesel, em 2006. Em 2009, desenvolveu o primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2, oferecendo a viabilidade de sua tecnologia de emissão zero para o futuro.

Este foi um elemento chave do conceito Energy Independent Farm da marca, lançado ao mesmo tempo. Já em 2012, dentro dessa linha de oferecer projetos de redução das emissões, criou o seu primeiro trator protótipo movido a propano e, agora, está desenvolvendo um T6 que pode ser abastecido com propano, em parceria com o Propane Education & Research Council (PERC).

Como o T6 Methane Power deve impactar a agricultura de um modo geral?

O novo trator movido a metano cria um elo vital no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de CO2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos funcionarem.

Foram necessários diversos testes e validações para que uma máquina dessas pudesse ser comercializada mundialmente. O biometano, como combustível sustentável, é particularmente adequado às fazendas, pois elas têm matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para produzir o gás.

Acreditamos que essa é uma solução para muitas propriedades no Brasil, pois ao contrário do que se imagina, a agricultura brasileira tem uma forte demanda por novas tecnologias e uma necessidade crescente de aumentar a produtividade por meio de tecnologias limpas, e que também barateiam os custos para o produtor no longo prazo.

Qual será a próxima tecnologia que você acredita que merecerá investimentos da indústria de máquinas agrícolas?

Além da evolução da agricultura digital, que já é uma realidade hoje em dia, o próximo passo será a eletrificação dos equipamentos, reduzindo, por exemplo, o uso de motores a combustão. Também temos, por exemplo, um trator 100% autônomo, o NH Drive, que possibilita operar a máquina de forma totalmente remota. É bom lembrar que a New Holland também desenvolveu um trator agrícola acessível para pessoas com mobilidade reduzida. É o único trator desse tipo no mundo desenvolvido por uma montadora com essas características. Ele deve entrar em produção em breve.

Quantas unidades do T6 Methane Power a New Holland vai trazer para o Brasil inicialmente?

O primeiro lote de produção para o Brasil será suficiente para atender a demanda inicial dos clientes que já possuam combustível biometano, com aumento significativo para os próximos lotes, acompanhando a evolução do mercado de energia limpa e sustentável.

Há previsão de se produzir o T6 Methane Power no Brasil?

Sim, está no nosso plano de projetos a avaliação para produção na nossa planta de tratores em Curitiba.

Qual o preço (valor) do T6 Methane Power?

O preço deste trator pode variar a depender dos opcionais e das características principais. Como referência, o valor do trator T6 Methane Power é cerca de 35% superior ao de um trator equivalente diesel com as mesmas configurações.

Em comparação com um trator comum, quanto mais o produtor teria que investir para ter essa tecnologia?

O trator biometano possui um valor de cerca de 35% superior quando comparado a um trator diesel equivalente, a depender da maturidade da fazenda com relação à produção de biometano, pois outros investimentos em infraestrutura podem ser necessários, como um biodigestor, sistema de upgrading de biogás para biometano e sistema de abastecimento.

Além do T6 Methane Power é preciso fazer outros investimentos na fazenda ou usina para poder usufruir dessa tecnologia? Quais?

Sim, para a produção local do biometano o produtor deve possuir um biodigestor, sistema de upgrading de biogás em biometano e sistema de abastecimento de combustível.

Clientes que possuam proximidade a rede de postos de combustível com GNV não precisam de infraestrutura.

Quanto tempo demora para se pagar o investimento no T6 Methane Power?

O retorno sobre o investimento do Trator T6 Methane Power deve ser avaliado caso a caso pois está relacionado significativamente à quantidade de horas de utilização do motor, consumo médio, custo de compra do diesel e custo de produção do metano. Nas condições médias de utilização no Brasil e considerando o preço do diesel atualmente, estamos considerando retorno sobre o capital investido entre 2 a 4 anos.